O Tempo de vida entre trabalho e velhice – como chamar?

Cerimonial | Eventos | Casamento

 

O que você chama de alguém com mais de 65 anos, mas ainda não idoso?

Esta fase da vida, entre trabalho e decrepitude, carece de um nome. “Geriativos” erra demais no lado da senescência. “Sunsetters” e “nightcappers” correm o risco de ser condescendentes. Talvez “Nyppies” (Ainda não passou) ou “Owls” (mais antigo, trabalhando menos, ainda ganhando) aninham mais.

Marcas para essa categoria de idade pode soar como um exercício frívolo. Mas os estágios da vida são principalmente construções sociais, e a história mostra que seu surgimento pode desencadear mudanças profundas nas atitudes. Essa mudança é necessária se as questões que se espalham para aumentar a longevidade são para obter uma resposta apropriada a tudo isso.

Fim de uma Geração
Antes de 1800 nenhum país do mundo tinha uma expectativa de vida média no nascimento além de 40. Hoje, não há um país que não. Desde 1900, mais anos foram adicionados à vida humana do que no resto da história combinados, inicialmente reduzindo a mortalidade infantil e, ultimamente, alongando a expectativa de vida. A longevidade é uma das grandes conquistas da humanidade.

No entanto, é visto como uma das grandes dores de cabeça da sociedade. O problema reside na crescente dependência do velho no jovem. Até 2100, a proporção de 65 anos ou mais, pessoas “em idade de trabalhar” triplicará. À medida que o mundo cinza,  cresce, as receitas fiscais e a força de trabalho diminuirão, enquanto as despesas com pensões e cuidados de saúde aumentarão.

Esses  velhos monges tendem a perder um ponto maior, no entanto. Esses anos extras de vida são predominantemente saudáveis. Cinco dos seis anos adicionais que um menino britânico nascido em 2015 podem esperar viver, em comparação com um nascido em 1990, serão saudáveis, de acordo com o Institute for Health Metrics and Evaluation, na Universidade de Washington. Muitos governos e empresas não conseguem reconhecer esse fato, em vez disso, acumulam todos os anos extras na categoria de 65 anos e mais. Essa maneira de pensar binária, que vê a aposentadoria como uma vantagem de penhasco sobre a qual trabalhadores e consumidores de repente caem, tem pouca relação com o mundo real. Também encoraja uma política sem imaginação, em que a idade de aposentadoria é ocasionalmente movida à medida que a expectativa de vida se prolonga.

Uma abordagem mais radical começaria por reconhecer que, no mundo rico, pelo menos, muitos dos antigos ainda são jovens. Como o relatório especial desta semana argumenta, eles querem trabalhar, mas de forma mais flexível. Eles também querem gastar dinheiro. Na Europa Ocidental, os mais de 60 anos representarão 59% do crescimento do consumo até em 2030, diz McKinsey, uma consultoria.

Declarar um novo estágio da vida poderia ajudar a mudar as percepções. Já fez isso antes. A concepção de infância de hoje surgiu no século XIX, preparando o caminho para leis de proteção à criança e uma idade dourada da literatura infantil. Os homens de 15 anos, antes da década de 1940, não eram estranhos mas apenas os adultos mistificados que  coincidiam com o “adolescente”, alimentando todo tipo de produtos e serviços, das indústrias da música.

Em 1944, a vida escreveu que “os empresários americanos, muitos dos quais têm filhas adolescentes, começaram recentemente a perceber que os adolescentes agendavam um mercado grande e especial”.

Em meados da década de 1960, tanto a Time quanto a Newsweek haviam espirrado “The Teen-Agers “em suas capas.
Marcando a velhice juvenil como uma fase distinta da vida pode ter um efeito semelhante, estimulando os empregadores e os formuladores de políticas a pensar de forma diferente sobre como manter o jovem antigo ativo. À medida que a vida se torna mais longa, a palavra “aposentadoria”, que literalmente significa retirada de um lugar de isolamento, tornou-se enganosa. Aos 65 anos você não está preso, mas está cansado. Então, à medida que embarcam na próxima etapa, eles precisam se renovar.

Este artigo apareceu na seção Líderes da edição impressa sob a manchete “Mais de 65 tons de cinza

 

About ameniplan

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!