Festa da Firma – Gera demissão do Diretor Geral, Diretor e do funcionário

Cerimonial | Eventos | Casamento

Marc Benioff, co-founder and chief executive officer of Salesforce.com Inc., . Photographer: Patrick T. Fallon/Bloomberg via Getty Images

A filial brasileira da Salesforce, empresa norte-americana de softwares, demitiu seu presidente Mauricio Prado e mais dois funcionários após polêmica envolvendo a festa de fim de ano da empresa. Em seu lugar, assume interinamente Enrique Ortegon, atual responsável pela operação na América Latina. Ortegon assume a função de general manager (diretor geral) para Brasil e países hispanos.

Um concurso de fantasia durante a festa de fim de ano da Salesforce no Brasil, empresa norte-americana de softwares sediada no Vale do Silício, resultou em três demissões, incluindo a do presidente da filial nacional, Maurício Prado, segundo o jornal Folha de São Paulo.

O motivo: um dos funcionários “se vestiu” de “negão do Whatsapp”, um conhecido meme que circula no aplicativo de troca de mensagens em que um homem negro aparece com uma toalha azul no ombro e o pênis à mostra.  Sua fantasia ficou em quarto lugar no concurso, promovido pelo RH da empresa. A foto dele, ao lado do diretor comercial de outros funcionários, foi vista pela liderança da empresa, na sede da multinacional nos Estados Unidos, em São Francisco, que ficou chocada. Na imagem, ele aparece com uma toalha no ombro exibindo uma prótese para simular o personagem.

Segundo a reportagem, uma das versões da história é a de que a matriz teria pedido que o funcionário, que seria da equipe de vendas, fosse demitido. O diretor comercial teria tentado defender a permanência do funcionário, usando o argumento de que os brasileiros são mais liberais e por isso, também teve a demissão decretada.

Nesse momento, o presidente da Salesforce no Brasil, Maurício Prado, tentou intervir. Ele teria dito que a punição era exagerada para um fato que não passava de uma brincadeira. Resultado: também demitido.

A falta de clareza na disseminação da cultura e dos valores pode ser um dos principais motivos para a crise que se instaurou na Salesforce e derrubou um funcionário, o diretor comercial e o principal executivo da filial brasileira. Muitas empresas, têm dificuldade em transmitir da sede para suas filiais valores e aspectos culturais primordiais.

A Salesforce, por exemplo, é tida como empresa mais liberal, como é comum entre as companhias instaladas no Vale do Silício. Mas a sua liberalidade encontrou um limite instransponível. “A questão racial”,  sobre o fato de que a “brincadeira” ultrapassa a esfera da vulgaridade e toca  também em outro ponto sensível, estereótipo de raça. “O medo é que tenha reflexo no produto da empresa, consumido por todas as raças”.

Ao lidar com norte-americanos e com outras culturas também, seria ideal pedir desculpa, estabelecer e comunicar um plano de ação para usar o caso  de exemplo na orientação dos funcionários brasileiros sobre a cultura da empresa.

Do outro, a diferença cultural e a tendência brasileira de se defender antes de reconhecer o erro. E no braço de ferro entre sede e filial, levou a pior, obviamente, o time brasileiro que ficou sem dois dos seus principais executivos, além do autor da “premiada” fantasia.

O prejuízo, no entanto, será compartilhado entre sede e filial. “Vai levar tempo para levantar o ânimo da equipe depois do que aconteceu e da maneira como ocorreram as demissões. O time de vendas é parte do coração da empresa”. É esperar e conferir se o caso, e a consequente troca de comando, vai respingar nos resultados da Salesforce no Brasil.

Maurício Prado – Ex-Diretor Geral da Salesforce

 

Os desligamentos aconteceram em dezembro, após uma foto em que um executivo de contas da empresa aparecia vestido como o personagem de um meme comum no WhatsApp (conhecido como “Negão da piroca”) em meio a outros colegas chegar ao conhecimento da matriz, nos Estados Unidos. Seus superiores hierárquicos também foram demitidos por causa do episódio.

Segundo VEJA apurou, o presidente foi demitido após uma denúncia de um funcionário através de canais internos da Salesforce. Na festa em questão, a empresa promovia um concurso de fantasias, que previa premiação de 3.000 reais em dinheiro para quem fosse mais votado. Ao contrário de outras informações divulgadas sobre o caso, os superiores do executivo de contas foram dispensados no mesmo dia, e não teriam saído por se oporem à demissão do funcionário fantasiado.

A polêmica foi divulgada nesta sexta-feira (05/01) pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a reportagem, a festa promoveu um concurso de fantasias com prêmio em dinheiro para os vencedores. Uma das caracterizações teria causado desconforto na sede da empresa, nos Estados Unidos. Além de Prado, foram desligados da empresa o diretor comercial Rodrigo Pinto e o funcionário Daniel Prado.

Rodrigo Pinto – Ex-Diretor da Salesforce

Daniel Prado – ex-funcionário da Salesforce

Procurada a empresa confirmou os desligamentos. A empresa disse que “os executivos trouxeram importantes contribuições para a Salesforce durante suas atuações na companhia”, mas disse que não comentaria o motivo por ir contra sua política interna.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!