Todo e qualquer evento oficial ou não, existem um momento em que a pessoa que usa a palavra (discurso), que faz uso do pronunciamento , como queiram chamar, e começa fazendo citação das pessoas que ela quer prestigiar e assim ela precisa ter em mãos as fichas de citação ou nominata, com os nomes das pessoas e cargos , dos que compõem o palco, porém não é só isso.
Não basta preencher o nome , mas devemos usar os pronomes de tratamento, previstos nos Manuais de Redação de várias instituições oficiais ou mesmo em alguns protocolos internos de uma empresa.
O preenchimento não é tão simples assim, pois a denominação do cargo é complicado, as vezes nas informações que temos, as pessoas usam vários cargos que ocupam e as vezes as assessorias também usam outras denominações., por exemplo: CEO da empresa X, Diretor-Executivo, Presidente, Presidente do Conselho Deliberativo, etc…
Outro fator importante é não preencher a ficha de citação de todas as pessoas que imagina ter importância. Consulte sempre o seu cliente , se ele quer citar todos do palco, se ele quer citar os homenageados (caso tenha), se ele quer citar apenas aqueles que discursarão. Esse tipo de questionamento é fundamental para o sucesso ….
Cabe ao cerimonialista oferecer todas as opções possíveis – cuidado !!!! Existem empresários que acham que citando todos estará sendo correto e agradando a todos – mas ninguém aguenta ficar ouvindo nomes de tanta gente.
Peça ao mestre de cerimônias citar um grupo de pessoas de menor importância para o evento e deixe os mais importantes para o seu cliente citar durante o seu pronunciamento.
Sempre que possível , verificar e confirmar a escrita correta do nome da pessoa, ou mesmo, se ela usa um nome abreviado (principalmente os políticos), ou ainda, os postos militares que algumas pessoas não estão familiarizadas.
Existe também a ficha genérica , onde é preenchida com as categorias ou nomes das áreas de atuação, por exemplo:
- senhores vereadores,
- senhores empresários do setor bancário,
- líderes empresariais,
- líderes comunitários
e assim segue, até chegar no famoso senhoras e senhores.
Alguns autoridades , preferem receber antes de chegar a tribuna , e algumas outras não gostam de ficar segurando essas fichas e acabam deixando na cadeira onde estão sentados, neste caso, o importante é prestar atenção em todo movimento da autoridade que você estiver assessorando.