Place Card – Glasskort – O Mistério Dinamarquês …

Numa retrospectiva sobre jantares oficiais e banquetes em diversas Casas Reais Europeias, e Sede de Governos pelo mundo, notamos que a marcação de lugares “Cartão de Mesa” sempre é utilizado pelo protocolo oficial e na maioria das vezes está subscrito por algum funcionário do Cerimonial do Governo em função das confirmações da lista de convidados e após confecção  é colocado sobre a mesa junto aos talheres de sobremesa .

Muitos usam certo e alguns tentam alternativas.

Nas reuniões formais em casa, podemos utilizar a mesma prática e podemos adotar alguns critérios mais suaves, simpáticos, mas sempre é o nome da pessoa , nunca fazemos referência ao cargo, pois quem fará a refeição é a pessoa e não o cargo que ela ocupa no momento.

No livro Debrett’s New Guide to Etiquette and Modern Manners: os prismas de mesa são citados várias vezes.

Alguns jantares são formais e têm cartões de lugar onde o anfitrião ou anfitriã deseja que você se sente. Caso contrário, pergunte se há preferências de assentos. Aguarde até que o host fique antes de você. (Debby Mayne) cita em suas postagens.”

A renomada especialista em etiqueta Emily Post, que morreu em 1960, tinha algumas diretrizes muito específicas para a apresentação de nomes em cartões de lugar. Em seu livro “Etiquette”, de 1922, Post decreta que os cartões devem ter “cerca de um centímetro e meio de altura por dois centímetros de comprimento, às vezes um pouco maiores”. Se o host tiver um brasão da família, ele deverá ser gravado no cartão do local. Os cartões de lugar “escritos à mão”, escreve Post, podem estar “na moda”, mas “nunca são vistos hoje em casas particulares”.

Um prato de serviço, guardanapo de linho, cartão de lugar, cartão de número da mesa e cartão de menu estarão sobre a mesa  .  A porcelana usada no jantar é do porcelana da Casa Branca.  A parte superior do cartão de menu será gravada com o selo presidencial dourado.  

United States Protocol: The Guide to Official Diplomatic Etiquette –Por Mary Mel Ambassador French

“Quando o jantar terminar, o guardanapo deve ser colocado, levemente dobrado, sobre a mesa onde o prato estava, se tiver sido removido, ou para a esquerda se o prato ainda estiver sobre a mesa.  Os hóspedes podem pegar o menu e cartões de mesa na partida.

Essa história já faz parte dos livros de etiqueta e protocolo desde 1600, o cartão de mesa já era utilizado nas Casas Reais em suma pela nobreza, pois com o aumento do poder aquisitivo , o povo resolveu imitar a corte em suas refeições domésticas, não pelo cardápio, para sim pelos acessórios e montagens.

Em recente pesquisa realizada, descobri que uma Casa Real Europeia, utiliza os cartões de mesa porém os coloca sobre a borda da taça de vinho tinto, isso causou uma certa estranheza ao cerimonialista Mario Ameni, que através dos seus contatos, tentou desvendar esse mistério.

Utilizando alguns contatos de colegas na Europa, pessoas que já exerceram a Chefia de Cerimonial e Protocolo de Casas Reais e outros professores reconhecidos por suas Escolas de Etiqueta e Protocolo, ninguém sabia dessa maneira e sequer havia uma resposta para tal.

Partiu-se para outro caminho imaginando que teria uma resposta breve e precisa e nessa caminhada começou então pelo mais próximo o Consulado do País em São Paulo, respondeu que não estava habilitado para responder tal questão, sugerindo manter contato com outras esferas superiores , então partiu-se para a Chancelaria da Embaixada em Brasília – que respondeu também que não estava habilitada e que recorresse a Casa Real da Dinamarca em Copenhagen e assim foi feito.

Porém há no caminho um órgão que congrega as informações culturais e econômicas de um país e fomos para Ministério das Relações Exteriores – Gabinete do Senhor Ministro do país, que afirmou não ser da sua esfera as regras da Casa Real. Mesmo assim, insistimos através da Chancelaria do Ministério – que também alegou ter desconhecimento da matéria;

Inconformado com tantas dúvidas e incertezas foi mais uma vez consultar o Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores – que adotou a mesma resposta que esse assunto seria de responsabilidade e regra da Casa Real.

Queen Margrethe of Denmark attending the State Banquet at Amalienborg with the Danish Royal Family  Photo by Stefan Lindblom/Stella Pictures/ABACAPRESS.COM | 579601_012 Copenhague Copenhagen Danemark Denmark

Então lembramos que numa das últimas visitas de Sua Majestade Margarethe da Dinamarca,  conhecemos Kurt Bache, Lord Chamberlain do Príncipe Joaquim da Dinamarca, irmão do Príncipe Herdeiro Frederico da Dinamarca – e tentamos manter contato com esse Lord amigo, que porém foi informado que ele havia se aposentado.

Então passaram o nome das pessoas da Casa Real da Dinamarca, Chefe dos Serviços da Corte , que não tinha essa informação, mas que o Cerimonial saberia responder–  Na resposta foi “informado que era uma tradição e que não haviam regras para tal tipo de procedimento”.

H.M. Dronningen afholder statsrådsmiddag. Kronprinsparret deltager.Foto Keld Navntoft

Questionamos o seguinte: Se todas as Casas Reais do mundo e Sede do Governo do mundo , usam de uma forma e apenas a Casa Real da Dinamarca utilizam desse método, deveria ter um motivo – então surge na história o Chefe dos Cartões da Corte da Casa Real da Dinamarca.

Queen Margrethe and President Gudni Thorlacius, to left Prince Henrik attending the State Banquet at Amalienborg on January 24, 2017. Photo by Stefan Lindblom/Stella Pictures/ABACAPRESS.COM | 579601_013 Copenhague Copenhagen Danemark Denmark

Em e-mail encaminhado oficialmente, ele responde: “É que o motivo é simples e óbvio – O lugar mais alto da mesa é o topo da taça do vinho tinto (por ser a mais alta) e por ser um ponto mais fácil para que o convidado tenha a visão do seu nome e o seu lugar à mesa. Apenas por esse motivo !!!”””

Cabe ressaltar que por ser uma Casa Real e as regras de seguranças são as mais rígidas, torna-se estranho colocar um objeto de papel sobre a borda da taça de vinho, onde provavelmente a Rainha e membros da Corte e convidados estarão colocando os lábios.

Eis uma regra para ser questionada : Sendo que existem outros acessórios como o porta cartão , de prata que alguns lugares (raros) são usados para definir os lugares.

No dia seguinte o nosso querido Embaixador Renato Mosca, hoje na Eslovênia, a nosso pedido resolveu questionar junto ao seu colega Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Copenhagen,  que ao manter contato com a Casa Real da Dinamarca, com a mesma pessoa que já havia nos informado, teve a mesma resposta. “Por ser o ponto mais alto da mesa, e de fácil visão dos convidados”.

Pelo que entendemos o convidado chega vê o seu cartão sobre a taça de vinho tinto, retira e o garçom serve o vinho tinto – pois o vinho branco ou frisante deverá estar servido para o brinde real oferecido por Sua Majestade aos seus convidados.

Será correto , uma Casa Real adotar uma regra única numa sociedade tão esclarecida e tão tradicional , torna-se um serviço exclusivo , que todos os convidados não compreenderão, apesar da praticidade.

Será a melhor forma de colocar os cartões de mesa “Place cards” na mesa protocolar ?

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

2 Comments

  • Acredito e já vi, porta cartões de mesa com hastes altas e um pequeno “clip” tipo jacaré na ponta. Nunca soube exatamente para que serviam, até ver em buffets sustentando nomes de pratos. Seria o elo perdido no curioso caso da Casa Real da Dinamarca?

    • Mario Ameni disse:

      Caro Mestre
      Roberto Miranda
      Existe os cartões de Mesa (mesa 1, mesa 2, etc..) que funcionam para que a pessoas localizem as suas mesas, quando de jantares grandes e/ou jantares e banquetes oficiais. Apensa ressalto que, ao usar os números retiramos logo após que os convidados tomem assento.
      Existe os cartões de lugares (Place Cars) que são colocados no lugar da pessoa estará sentado. Existem regras de precedência e regras de etiqueta social.
      Porém o Cartão de Mesa é fixado em haste longas para que todos possam enxergar.
      Quanto o Cartão de Lugar (Place Card) – também chamado de placement que é o planejamento dos lugares é um cartão tipo pessoal que fica posicionado a frente dos talheres de sobremesa , porém sobre a toalha de mesa. A Casa Real da Dinamarca usa esse cartão sobre a taça de vinho tinto (por ser mais longa) permite que o convidado enxergue e tenha fácil visualização do seu lugar no salão ou sala.
      Cabe ressaltar que é a única Casa Real do mundo que faz isso, nem a Casa Branca e nenhuma outra sede do Governo do mundo faz isso.
      O problema é que ninguém sabe disso – torna-se estranho ter algo tampando ou cobrindo a borda do copo, onde o Rei, a Rainha e demais autoridades estarão usando a boca para beber o vinho. E outro problema é que ninguém sabendo disso, não saberá o que fazer diante de um cenário amplamente fotografo, filmado, com um mídia exposta 24horas e será um vexame qualquer erro. Isso estou dizendo das Altas Autoridades (Reis, Rainhas, Presidentes da República, Primeiros-Ministros, etc.. que são as pessoas que normalmente sentam ao lado do Chefe do Poder ou Chefe do Governo).

      Grato por seu comentário.
      Abraços
      Mario

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