
Falar para um público seleto, com profissionais altamente classificados no mercado, em plena atuação é uma tarefa difícil, porém muito gratificante – é surpreender , é mudar o olhar, é rever os nossos conceitos – tudo isso leva ao aprendizado . Não se trata de ditar regras, mas informar , isso deu certo…. ou isso não deu certo… é melhor mudar em tal ponto.
Aqui compartilhamos uma das dinâmicas onde a querida Adria Ribeiro Peracchi, que na nossa dinâmica, passou a ser um “General-de-Exército”, porém ela depois da atividade não quis perder o posto militar. Nessa hora, tive que reconduzir os trabalhos.

Workshop Cerimonial e Etiqueta para os colaboradores do Governo do Estado do Pará – Belém (Crédito: @foto amenimario)
Essa dupla é verdadeira – em nossas apresentações pode gerar tudo da concórdia à discórdia, mas tudo é resolvido na hora, algumas pessoas pensam que se trata de um Stand-up , mas as interações é real, não combinada, e se tiver discordância é resolvida na hora, por debate ou argumentos.
Estar ao lado da jornalista e escritora Claudia Matarazzo, nesse Workshop de Cerimonial e Eventos” para um grupo fechado de colaboradores do Estado do Pará, foi uma honra e uma difundir novas ideias como funciona os eventos de governo e eventos políticos (o que é diferente) , mas mantendo a mesma visão de logística, planejamento, ter uma equipe afinada com o que é importante para o governante, mas não fugindo as regras de cerimonial oficial.
Estar ao lado de profissionais qualificados no Norte do Brasil, onde tivemos a honra de compartilhar as nossas experiências , isso não tem preço. Afinal são detalhes pontuais que precisamos rever. E ouvir de algum participante que “Aqui fazemos assim….. ” é o que nos traz mais conhecimento.
Não basta conhecer todo o conteúdo, de Cerimonial e Protocolo Internacional, mesmo com toda a experiência , é preciso estar com o olhar apurado, cada detalhes faz a diferença.
Os eventos são realizados há séculos e foram sofrendo alterações em função dos novos tempos, mas regras são regras , tanto de etiqueta social, protocolo internacional, diplomacia, e mesmo as tradições locais.
As nossas dinâmicas visam o participante a atuar dentro do instinto que está plenamente ciente, porém existem as pegadinhas, os atropelos, as erratas, as surpresas e nessa hora – tudo saí do eixo.
Claudia Matarazzo que foi Chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, por um longo período traz as decisões que foram tomadas em momentos de conflitos , de público e espaço, eventos internos e eventos externos com o senhor governador e muito da experiência junto as Visitas de Chefe de Estado estrangeiro em visita ao Brasil. Tudo isso, traz um novo olhar para cada etapa do evento. Traz desde manter as regras ou surpreender.
Relacionado
- Palestras de Etiqueta e Cerimonial
- Workshops