Papa – Chefe de Estado ou Chefe da Igreja ?

Papa (do latim “Papa“, do grego πάππαςPappas uma palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco, eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013.

 

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de “Santa Sé”. Também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana aceito por Roma. A religião católica acredita que Jesus designou São Pedro como “pastor” e “rocha” da Igreja, para chefiá-la, e os Papas, como seus sucessores, possuem autoridade para governá-la, e infalibilidade para ensinar e definir pontos da fé cristã quando se pronuncia ex cathedra.

O papado é uma das instituições mais antigas e duradouras do mundo, e teve uma participação proeminente na história da humanidade. Os papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, eles exercem várias ações numa expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao ecumenismo, e diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos, através de pronunciamentos à humanidade e visitas aos diversos países do mundo.

Pope Francis waves from his Fiat as he prepares to depart for Rome at Philadelphia International Airport in Philadelphia on Sunday, Sept. 27, 2015. (AP Photo/Laurence Kesterson)

Quando Sua Santidade está no comboio de veículos oficiais em deslocamento em qualquer parte do mundo – ele está investido do cargo de Chefe de Estado do Vaticano. Assim existem todas as prerrogativas protocolares deste cargo – tendo todas as responsabilidades e regalias a ele impostos.

Quando Sua Santidade está investido do cargo de Líder da Igreja Católica, o veículo utilizado é o famoso papa-móvel, onde ele pode se comunicar com os fiéis, e ser fotografado por todos, sempre ladeado por sua guarda suíça do Vaticano, que faz a sua proteção, com o apoio dos agentes federais de segurança do país visitado.

 

Da mesma forma todos os seus atos internos numa edificação religiosa ele está como Líder da igreja católica e quando está sendo recepcionado com as honras militares e por autoridades estrangeiras – ele está como Chefe de Estado do Vaticano

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!