A professora Lumi Toyoda , foi uma referência histórica da cultura japonesa no Brasil – trouxe uma proximidade de todas as tradições para a leveza do povo brasileiro.
Eu sempre falava para a Lumi , mulher alta, magra , elegante que ela teria que provar que tinha uma origem japonesa – pois tinha um humor apurado, sabia o jeitinho brasileiro – e em suas várias viagens ao Japão acompanhando empresários brasileiros e vice-versa, não deixava ninguém em apuros.
Quando tivemos a visita oficial de Sua Majestade Imperial Imperador Akihito do Japão e a Imperatriz Michiko em 1998, todas as pessoas por parte do Governo do Estado, envolvidas nos pré-eventos da cultura japonesa sediada em São Paulo tinham que ter o mínimo de conhecimento no trato dessas pessoas, seus costumes e tradições. E nesse momento convidamos a mestra Lumi Toyoda para ministrar um curso sobre a etiqueta japonesa. Foi um sucesso.
Durante alguns anos ela sempre questionava sobre suas viagens ao Japão, acompanhando um grupo de empresários brasileiros para reuniões bilaterais e que envolvia alguns pontos turísticos do Japão, além de mostrar os melhor da comida e lugares tradicionais daquele país. Mas nunca tivemos a oportunidade de vivenciar esses sonhos.
Passou algum tempo, fui convidado a Coordenar junto com a jornalista Claudia Matarazzo, o Curso MBA – Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo da Faculdade Roberto Miranda, em São Paulo, onde são ministradas aulas de todo o segmento de eventos – então,não tive dúvidas – “Vamos chamar a Professora Lumi Toyoda para mostrar a cultura japonesa aos nossos alunos do MBA” – o professor Roberto Miranda aceitou na hora e fez o convite formal.
Suas aulas eram um sucesso – pois envolvia desde os cumprimentos , a etiqueta a mesa, e suas análises sobre o cardápio de comidas japonesas e suas ordens de servir e de comer – cada um tem uma função específica. E foram muitas turmas que vivenciaram esse momento único.
Mais uma fase que termina nesse plano e temos que aguardar a nossa evolução – o enorme carinho por ela ser essa pessoa tão maravilhosa, carinhosa com todos, sempre colaborando com projetos beneficentes, unindo a sua Província de Aichi do Japão e a colônia japonesa no Brasil.
Professora Lumi Toyoda, o Brasil e o Japão perderam a sua presença entre nós, mas ganharam a sua presença eterna em nossas memórias