Uma visita oficial – Um Planejamento Estratégico

Chegada no Aeroporto – impõe uma série de procedimentos estratégicos de posicionamento das aeronaves e a recepção oficial da comitiva por parte do governo anfitrião.

O transporte de todos os veículos do comboio oficial é feito com antecedência para que estejam preparadas na hora do desembarque do Senhor Presidente.

As aeronaves de apoio, os helicópteros também são transportados com antecedência para realizarem os procedimentos da missão precursora, com o sobrevôo dos locais e helipontos durante a visita oficial.

Os pertences pessoais do Presidente e Senhora são destinados ao carro limusine, para que a autoridade tenha acesso assim da sua necessidade.

Todo o traçado dos inúmeros deslocamentos terrestre – seguem o que foi definido durante a missão precursora, que mantém de comum acordo entre a comitiva visitante e as autoridades anfitriãs

O comboio oficial tem a sua formação tradicional, que segue um tratado diplomático internacional, onde cada pessoa tem o seu veículo específico e na ordem prevista – não sendo alterada sob hipótese nenhuma pois agregado a isso existem os procedimentos e táticas do serviço secreto – para em caso de alguma ação – possam tomar as ações necessários para qualquer tipo de incidente durante o percurso.

Essa seria a formação do comboio oficial da comitiva visitante (motorcades) que já tem amplo conhecimento das ações nela envolvida.

Essas são as características da limusine oficial (que são 2) preparadas para o deslocamento do senhor presidente americano.

Além dos deslocamentos existe todo um preparativo por conta da segurança pontual, em cada local a ser visitado, além da segurança do percurso que será realizado em qualquer parte do mundo em que esteja sendo realizada a visita oficial.

Os francos  atiradores do serviço secreto americano, como qualquer outro país que esteja no mesmo grau de risco internacional , levam as suas equipe de “snipers” para uma segurança em pontos em que a autoridade fizer uma ação pública, por exemplo, embarque e desembarque dos veículos – ou aparição em janelas, portas e sacadas, durante a sua visita.

Os agentes do serviço tática operacional do governo americano – também tem a sua ação, nos arredores dos eventos pontuais , onde a autoridade estará em edificações, e desta forma, farão ações no tocante a movimentos populares , aglomerações, ataques e qualquer atitude que possa levar risco a autoridade.

Esse veículo é utilizado para as comunicações da comitiva com todos os órgãos de segurança da base localizada na sede do governo, assim como, tem controle das aeronaves de proteção , satélites, etc… visando ter informações precisas de localização, mobilização aérea, e acionar qualquer outro dispositivo de segurança empenhado na missão, assim, como tropas marítimas, submarinos, aviões militares, drones e muito mais.

Esse tipo de formação do comboio é muito utilizado nas cidades dos Estados Unidos da América, por ter avenidas largas , que permitam esse tipo de ação – mas caso a cidade a ser visitada permitida , será utilizada – isso visa que nenhum veículo possa utilizar a pista paralela do comboio – além de prejudicar a visão de qualquer tipo ação terrorista durante o deslocamento.

O protocolo internacional orienta que no veículo que conduz a autoridade principal – O presidente – a bandeira do lado direito seja do país visitado e a bandeira do lado oposto (esquerdo), junto ao motorista será a bandeira do país visitante. (isso é a visão interna de quem está no veículo).  Porém nos inúmeros comboios oficiais do governo americano eles usam ao contrário.

Os cães adestrados do serviço secreto americano, realizam várias vistorias, em edificações, ruas, em busca de materiais explosivos e nocivos a manutenção da visita.

A Secret Service Police officer is at the ready in the back of this SUV as part of the Presidential motorcade as it leaves the Magnolis Cafe on Lake Austin Blvd Thursday afternoon July 10, 2014.
RALPH BARRERA / AMERICAN-STATESMAN

Esses agentes do serviço secreto atuam como equipe tático-operacional, durante os deslocamentos terrestres, visando proteger a “célula”, nome que se usa para definir o núcleo inviolável, ou seja, (carros de segurança + carro VIP+ carros de apoio de segurança). 
Além da equipe da segurança , existe um apoio das polícias militares locais, para dar todo o suporte as situações emergenciais nas ruas de acessos as edificações e ruas adjacentes aos locais de passagem do comboio oficial e locais de eventos durante a visita.

Além de todos esses aspectos existe a proteção física da autoridade, que são os agentes que andam ao lado da autoridade, usando todo o tipo de acessório.

South Korean presidential body guards stage an anti-terror drill at the president’s residence on February 27, 2012,  (KIM JAE-HWAN/AFP/Getty Images).

Mas existem os membros da  equipe do cerimonial que cuidam , daquele momento da troca de presentes entre as autoridades, e levam esses volumes de sacolas, caixas e caixinhas porém que contém objetos , que transitam desde o artesanato, arte plástica, livros comemorativos e até porta-retrato com a foto do casal , porém,  sempre muitos especiais para ambas as partes.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!