Corte da Fita – Muito além da tesoura

Seja em um evento inovador, inaugural ou outro evento, um corte de fita é um símbolo importante e eficaz de um novo começo ou de um novo e emocionante empreendimento. Mas de onde surgiu a tradição das cerimônias de corte de fita? Como queríamos saber, aprofundamos a história desse costume de longa data.

As cerimônias de corte de fita tiveram origem como parte das celebrações tradicionais de casamento em países da Europa. Na Itália, por exemplo, o pai da noiva (ou a própria noiva) costumava cortar uma fita colocada sobre a porta da casa da família, simbolizando a saída de sua unidade familiar e encontrando liberdade em sua nova família. Na França, as noivas cortam fitas enquanto são levadas à igreja pelos noivos, como símbolo de seu compromisso em superar os obstáculos juntos.

As cerimônias começaram a se transformar no que conhecemos hoje no final do século XIX. A primeira cerimônia de corte de fita conhecida ocorreu na abertura de uma linha ferroviária da Louisiana e eles continuaram a crescer em popularidade e regularidade ao longo do século seguinte e além.

Provenientes das raízes do casamento, as cerimônias de corte de fita são um símbolo poderoso de um novo começo. As novas empresas geralmente mantêm estacas de fita para mostrar que estão embarcando em um novo empreendimento ou estão abertas para negócios. Pode ser um evento emocionante que atrai políticos, celebridades e outras figuras notáveis ​​em uma comunidade, e é uma ótima oportunidade para fotos da mídia local e dos arquivos da empresa.

Como as cerimônias de corte de fita podem ser tão poderosas, é importante fazê-las da maneira certa! Não use tesouras velhas – use tesouras pintadas de ouro para obter um efeito imponente. Na cultura oriental, as tesouras devem retiradas do envólucro na frente da pessoa assim como as luvas brancas (virgens) devem ter o mesmo procedimento.

E sempre essa cerimônia é um marco para todos que participam – tanto para os executivos anfitriões e donos do empreendimento, assim como para os convidados,

 

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!