França – Jacques Chirac – O que beber?

Cerimonial | Eventos | Casamento

 

Essa visita era muito importante para ambos os países, as relações entre França e Brasil sempre foram muito fortes.  Nessa vista oficial o Presidente Jacques Chirac, passou por Brasilia, onde foi recebido pelo Presidente da República e depois foi para a cidade do Rio de Janeiro, e por último passaria por São Paulo, que é onde as negociações ocorrem, tanto pelo lado político, quanto a força do empresariado paulista.

Ele ficou hospedado no Hotel Renaissance, onde teríamos o almoço de boas vindas e um encontro com a imprensa que ocorreria no Hotel Intercontinental, na mesma rua, porém , numa quadra adiante.

O banquete foi preparado pelo Consulado da França em São Paulo, em conjunto com os empresários de empresas francesas sediadas em São Paulo. Estava preparada para umas 200 pessoas.

França-former-french-president-chirac-arrives-

Na mesa principal estavam o Governador Mário Covas, o Prefeito Celso Pitta de São Paulo, os embaixadores , o Presidente Fernando Henrique Cardoso, e autoridades do governo francês que acompanhavam o Presidente Jacques Chirac.

Ao iniciarem os serviços – a grande marca presente seriam os vinhos franceses , além da famosa champanhe.

França Jacques_Chirac 1997

O Maitre chegou até a mesa, acompanhado do Chefe do Cerimonial do Governo Francês, e perguntou qual o vinho que o Presidente gostaria de beber – ele sem pensar , respondeu – “Eu quero um caipirinha de limão e duas cervejas brahma!!!, todos da mesa ficaram perplexo por essa decisão – foi uma surpresa para o buffet, que não havia pensado nessa opção. Uma equipe do hotel, começou a percorrer os demais ambientes do hotel, bares, para atender esse pedido.

As outras autoridades presentes, ficaram atônitas por não sabiam o que pedir. O Governador Mario Covas, não bebia, optou pela água, porém os demais optaram por acompanhar o Senhor Presidente, e alguns outros optaram pelo vinho francês.

Finalizado o almoço, haveria uma entrevista coletiva no hotel Intercontinental, e por ser próximo, houve a decisão de contar com o apoio do Pelotão de Escolta, militares do Policiamento de Área da Polícia Militar e os agentes de segurança da Presidência Francesa e os nossos agentes da Polícia Federal.

Ao sairmos do hotel, recebemos uma informação que um grupo extremistas havia colocado uma bomba , não explosiva, pois não continha pólvora e sim tinta.

Porém essa a equipe do GATE do Polícia Militar foi acionada e o pessoal anti-bomba da Polícia Federal, agiram com rapidez, o pessoal do Greenpeace queria chamar a atenção do mundo para um problema de aquecimento climático e algumas políticas ambientais do Governo Francês.

Tomamos a decisão de andar com Presidente por ruas da região, fazer voltas, até que o problema fosse resolvido. Não poderíamos alertar para o fato, pois isso geraria um grande desgaste ao Senhor Presidente de República Francesa.

Com muita simpatia, os seus assessores reportaram o fato a ele, que soube lidar com muita tranquilidade.

Salvar

Salvar

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!