As boas maneiras de Downton Abbey

Consultoria de Cerimoniais | Eventos | Casamentos

O mestre de maneiras eduardianas de Downton Abbey

Alastair Bruce checks that all chairs are at a uniform distance to the table before a dining room scene on the set of “Downton Abbey,” at Highclere Castle in Hampshire, England, April 23, 2013. Period details are the the domain of the hit British drama’s historical adviser, who rules on all issues of form, propriety and custom. NICK BRIGGS/The New York Times/Redux


A série Downton Abbey retorna em janeiro e, novamente, os fãs vão se revoltando em um mundo confinado em livros de história. Além de suas histórias dramáticas, o que torna a série britânica um deleite tão delicioso é a atenção inabalável aos detalhes. Situado no crepúsculo da época extravagante eduardiana, mostra um mundo de camisas engomadas, sapatos polidos, pratos brilhantes e menus extravagantes.

É o trabalho de Alistair Bruce que garante a precisão histórica. “Nós o chamamos de Oracle porque o cara sabe tudo. Ele conhece suas cebolas “, diz Rob James-Collier, que interpreta o malvado Connard Thomas Barrow. É Bruce quem assegura que ninguém morda até que a senhora da casa comece a comer ou verifique se a hierarquia da mesa dos criados reflete no andar de cima.

Suas contribuições são reveladas em um documentário, The Manners of Downton Abbey, exibido após a série da temporada de 4 de janeiro na obra-prima da PBS. Bruce – que ganhou o seu conhecimento lendo “muitos livros muito aborrecidos” e que também foi conselheiro de The King’s Speech e The Young Victoria, trabalha em estreita colaboração com seu amigo de longa data Julian Fellowes, criador e escritor de Downton, para garantir que os atores conheçam o lugar de seu personagem na sociedade e como eles se comportam. “As maneiras surgiram em tudo: como você se vestir, como você come, como você se manteve, como você falou – todos os detalhes eram importantes. Disse quem você era, e onde você pertencia: se você fosse de cima das escadas ou abaixo “, diz Bruce. Enquanto as pessoas hoje lutam com as regras aparentemente arbitrárias, foi fácil para aqueles que viveram naquela época.

Não há como encostar nas cadeiras, nem enfiar as mãos nos bolsos, nem tocar os óculos. Abraços e apertos de mão estão firmemente resistidos. “Nos tocamos muito mais do que nós [uma vez] fizemos”, diz Bruce. “Isso requer um léxico diferente de experiência para entregar o mesmo grau de emoção, mas expresso de forma não física”. Assim, quando o personagem de James-Collier se enfurece, ele ainda é limitado pela etiqueta do dia. “Ele não ficará irritado de forma que uma pessoa moderna fique brava”, diz o ator. “Você não pode ser tão expressivo quanto você gostaria de estar com suas mãos, sua voz. É mais contido. ”

As tarefas do conselheiro incluem James-Collier sempre irritante para levantar os pés quando ele caminha, ao invés do mais moderno ter aprendido tudo ao crescer em Manchester, já que seu personagem é um ex-homem do exército. Também não há “obrigado” quando a equipe traz a família Crawley uma xícara de chá, vesti-los ou abrir uma porta. Em vez disso, a regra é uma “apreciação silenciosa“, uma vez que reconhecer o serviço 30 vezes por dia seria irritante, explica Bruce.

O especialista também acompanha atentamente o visual. Para uma cena, ele mostra aos designers como configurar uma mesa de sala de jantar de modo que cada talheres esteja perfeitamente alinhada com cada lugar, tudo na borda da mesa. Em outro, ele aproveita uma pausa no tiroteio para certificar-se de que a atriz Laura Carmichael, que interpreta Lady Edith, tem as luvas da noite no colo, cobertas por um guardanapo, e que quando ela sai da mesa, ela os leva. É arriscado quando ela dança sozinha, com as mãos nuas. Ela está “praticamente nua”, diz Carmichael. Claro quer que ela engravide. “Ela deveria ter usado luvas”, diz a atriz, rindo.

O modo de vida de Downton desapareceu na década de 1950, quando as casas de campo estavam sendo demolidas à razão de uma por semana, e as famílias lutaram sob as exigências de impostos de manutenção e herança. Hoje, as grandes casas ganham seu próprio sustento. Quando a Abadia de Downton não está sendo filmada no castelo de Highclere, a casa de Berkshire do conde de Carnarvon é o anfitrião de dezenas de milhares de fãs, muitos ansiosos para ver onde os Crawleys “vivem”.

Credit: Photograph by Nick Briggs


Mesmo depois de cinco temporadas, James-Collier encontra a formalidade assustadora, especialmente com as camisas e coleiras engomadas que atuam como um anel de aço, obrigando-o a ficar de pé. Em dezembro, o ator estava em Nova York, onde ele e amigos tiveram uma briga de bola de neve. O que Bruce teria dito? “Tenho certeza de que nós estaríamos fazendo isso em um estilo muito contemporâneo”.

 

Por: Patricia Treble

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!