Caro Doutor – Será que Vossa Excelência está certa?

Caro Doutor – Será que Vossa Excelência está certa?

vós passou a ser usado como tratamento de respeito no século IV quando os imperadores de Roma e de Constantinopla eram responsáveis por um único governo. Para que fossem tratados da mesma forma, evitando assim possíveis desentendimentos, empregava-se o mesmo tratamento aos dois imperadores. O tu, em contrapartida, começou a ser empregado para as pessoas de classes mais baixas, iniciando-se, assim, duas classes de direcionamento de superioridade e de inferioridade.

No Governo Michel Temer foi publicado o Manual de Redação da Presidência da República , onde tratava no seu capítulo 3, pag 23, exatamente, do uso de tratamentos por agentes públicos – e nele continha o uso do tratamento “Vossa Excelência” assim como os demais.

Agora fica a dúvida – qual parâmetro vamos seguir numa cerimônia ou numa comunicação com os agentes federais??

————————————————————————————————————–

No uso inglês, os termos Alteza, Graça e Majestade , foram todos usados ​​como estilos honoríficos de reis, rainhas e príncipes do sangue até a época de Jaime I da Inglaterra . [1] Assim, em documentos relacionados ao reinado de Henrique VIII da Inglaterra , todos os três estilos são usados ​​indiscriminadamente; um exemplo é o julgamento do rei contra o Dr. Edward Crome (d. f562), citado, dos livros do Lord Chamberlains , ser. Eu p. 791, em trans. Roy. Hist. Soc. NS lOX. 299, onde o artigo 15 começa com a Alteza dos Reis Magos , 16 com a Majestade dos Reis e 17 com a Graça dos Reis . Na Dedicação da Versão Autorizada da Bíblia de 1611, Jaime I ainda é denominado de Majestade e Alteza; assim, no primeiro parágrafo: “a aparição de Vossa Majestade, como do Sol em sua força, instantaneamente dissipou aquelas supostas e supostas névoas … especialmente quando vimos o governo estabelecido em Vossa Alteza e Sua Esperançosa Semente, por um indubitado título”. Foi, no entanto, no reinado de James I que Majestade se tornou o estilo oficial. [3]

Europa continental

Na conclusão do Congresso de Viena em 1815, Sua Alteza Sua (abreviada HH ), tornou-se predominante para os duques reinantes e membros de suas dinastias na Alemanha (por exemplo, Anhalt , Brunswick , Nassau , os três ducados Ernestine de Saxe-Coburg e Gotha). , Saxe-Meiningen e Saxe-Altenburg , bem como Schleswig-Holstein)para cadetes de algumas grandes casas ducais alemãs (por exemplo,Mecklenburg-Schwerin , Mecklenburg-Strelitz , Oldenburg , Saxe-Weimar-Eisenach ); e membros de cadetes de algumas famílias imperiaisou reais (por exemplo, Rússia , Dinamarca , Holanda , Noruega , Prússia , Iugoslávia ). Esse costume permanece oficial nas dinastias dinamarquesa , holandesa e norueguesa. Almanach de Gotha e Burke’s Peerage continuaram a atribuir Alteza a membros de dinastias depostas de posição ducal.

Entre a nobreza, o Almanach de Gotha observa que a Alteza foi concedida aos chefes das famílias da Casa de Murat (uma dinastia real durante a era napoleônica ), Hohenberg e todos os membros da Casa de Ligne .

Exemplo de detentores oficiais do estilo Alteza :

  • Sua Alteza o Príncipe Maurits de Orange-Nassau, Van Vollenhoven , filho da Sua Alteza Princesa Margriet dos Países Baixos e Sr. Pieter van Vollenhoven , neto materno de HM Queen Juliana dos Países Baixos e sobrinho de HM Queen Beatrix . Após o casamento de sua mãe, foi decretado que seus filhos seriam conhecidos como HH Prince (ss) <nome> de Orange-Nassau, Van Vollenhoven .
  • Sua Alteza o Príncipe Nikolai da Dinamarca , filho de Sua Alteza Real o Príncipe Joaquim da Dinamarca e Sua Excelência Alexandra, Condessa de Frederiksborg , neto paterno de Sua Majestade Margrethe II da Dinamarca .
  • Sua Alteza o Príncipe Sverre Magnus da Noruega, filho do Príncipe Herdeiro Haakon e Sua Alteza Real Princesa Mette-Marit da Noruega , o neto paterno do Rei Harald V da Noruega .

Formas modificadas

Geralmente, os membros de uma dinastia imperial ou real são tratados como Alteza Imperial ou Alteza Real ( Altesse Royale Francês , Altesse Royale ; Kaiserliche Hoheit Alemão , Königliche Hoheit ; Alteza Imperial, Alteza Real , etc.) respectivamente.

A Alteza Grão-Ducal era o tratamento concedido aos príncipes de cadetes daquelas famílias dos Grão-Duques que não usavam simplesmente “Alteza”, viz. Baden , Hesse-Cassel , Hesse e pelo Reno e Luxemburgo .

Enquanto “Alteza” ( Hoheit ) foi usado para governantes de ducados alemães, os soberanos Duques de Modena e de Parma eram chefes deramos de cadetes de dinastias governantes de nível superior. Eles e seus cadetes usaram, portanto, os estilos imperial ou real suportados pelos membros daquelas casas, respectivamente a Casa real de Bourbon e a Casa imperial de Habsburgo-Lorena .

Nos tempos modernos, a Alteza Serena ( Altesse Sérénissime ) é usada como o equivalente do alemão Durchlaucht . No século XVII, tornou-se o estilo geral assumido pelos chefes dos estados principescos reinantes do Sacro Império Romano ( reichsständische Fürsten ), como “Alteza Ilustre ( Erlaucht ) tornou-se habitual para aqueles das casas comitais ( reichsständische Grafen , ie Counts of Em 1825, a Dieta da Alemanha Imperial concordou em conceder o estilo Durchlaucht às cabeças de todas as casas principescas mediatizadas domiciliadas na Alemanha, com o título de Fürst, e também em estilo de Durchlaucht, em 1829. O estilo de Erlaucht, anteriormente pelos condes reinantes do império, foi similarmente concedido às famílias cristãs mediatizadas ( Almanach de Gotha , 1909, 107). 

Reinos da Commonwealth

Alteza foi o estilo acordado príncipes da família real britânica que eram os bisnetos de linha masculina de um soberano britânico (e as esposas / viúvas de bisnetos), exceto o filho mais velho do Príncipe de Gales . Em 1917 George V revogou autorização para uso desse estilo.

Os filhos e netos na linhagem masculina de um soberano britânico eram e são chamados de Alteza Real (Sua Alteza Real, abreviada como HRH ), assim como os filhos do filho mais velho do Príncipe de Gales (decreto de 31 de maio de 1898). ). O soberano tem o direito, como fons honoríficos, de conceder ou revogar o uso do estilo de Alteza, como em outros estilos, títulos e honrarias.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!