“Bastille Day” – 2019 Champs Elysee – A Queda do Protocolo na França

Uma grande festa ocorreu em Paris, França por ocasião das festividades em comemoração a Dia da Bastilha , que contou com a presença de alguns Chefes de Estado como Angela Merkel da Alemanha e o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo Sousa, além das altas autoridades francesas.

Um forte aparato militar foi armado, com todas as regras de segurança dos últimos atentados ocorridos nas cidades francesas.

(*) A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional francês celebrado anualmente a 14 de Julho em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa.

De acordo com o jornal Le Monde, cerca de 4.300 soldados, 196 veículos, 237 cavalos, 69 aeronaves e 39 helicópteros são mobilizados para o tradicional desfile.

O presidente francês Emmanuel Macron participou da celebração pela terceira vez, desde que foi eleito em maio de 2017. A chanceler alemã Angela Merkel e Mark Rutte, primeiro-ministro dos Países Baixos, foram algumas das autoridades presentes.

Emmanuel Macron desfila em carro de comando ao lado do general do exército francês, François Lecointre — Foto: Reuters/Kamil Zihnioglu

Alguns fatos me chamaram a atenção durante essa festividade:

Logo ao desembarcar junto a tropa o Presidente Emmanuel Macron, cumprimenta os Comandantes das Tropas Militares Francesas e destaca-se que o General François Lecointre, o faz usando as luvas brancas (que eu saiba ela serve para o desfile e no uso de suas funções e não para o cumprimento. Logo após os outros fazem o mesmo, porém o último retira as luvas e faz o cumprimento formal.

Logo após o presidente Emmanuel Macron dirige-se ao início da formação militar para realizar a revista a tropa , após ser saudade com honras militares e execução do Hino Nacional Francês.

O detalhe é que fez a revista da direita para a esquerda, normalmente dá-se o comando de “Olhar a direita para tropa” e a autoridade caminha da direita para a esquerda e não como foi realizado nesta solenidade.

Mesmo assim, ao passar pelo pavilhão nacional, ele não parou para fazer a saudação, que é apenas , parar diante da bandeira e fazer o gesto com a cabeça.

Essa saudação foi feita pelo Presidente Emmanuel Macron quando do término da execução do hino nacional francês.

Será que essas regras do regimento francês foram alteradas ? Sempre pesquiso sobre esses atos oficiais e foram realizados conforme previsto nos decretos oficiais franceses. Será que houve outra mudança?

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!