Tapete Vermelho – Além das visitas oficiais e do Prêmio Oscar

O tapete vermelho é um conceito de honraria ao receber uma autoridade ou um convidado ou os seus convidados para uma comemoração ou visita.

O tapete vermelho é uma regra para os políticos em várias partes do mundo inclusive na Índia, mais ainda se o político estiver no governo.

A propósito, os tapetes vermelhos são de origem estrangeira. A referência mais antiga ao tapete vermelho é encontrada em uma peça grega – o Agamenon de Ésquilo, o famoso dramaturgo da Grécia – de 458 aC.

A história grega é muito interessante.

Na peça, o rei Agamenon se afasta da capital para travar uma guerra, deixando para trás sua esposa Clitemnestra. A guerra é longa. Tanto o rei quanto a rainha não permanecem fiéis durante esse período.

Agamenon retorna à capital com sua concubina chamada Cassandra. Apesar de sua própria infidelidade, a rainha Clitemnestra se torna vingativa. Ela estende um tapete vermelho para o marido vitorioso.

No entanto, há um porém. Agamenon não quer andar no tapete vermelho. De acordo com as crenças gregas, somente os deuses podiam andar no tapete vermelho. O rei temia que algo ruim acontecesse se ele andasse no tapete vermelho. Mas a rainha insistiu: o rei pôs os pés no tapete vermelho e encontrou um final triste. A cena inicial se dá no palácio dos Átridas, em Argos, onde um vigia aguarda o sinal que anunciará o fim da Guerra de Troia. Depois de dez anos, Agamenon volta vitorioso, trazendo ricos despojos, a grande motivação da campanha. Clitemnestra prepara recepção calorosa para seu marido, mas como já havia planejado com seu amante Egisto, mata Agamemnon e a vidente Cassandra, vinda de Troia, vingando a filha Ifigênia, sacrificada pela vitória na guerra.

O tapete vermelho viajou da Grécia para o resto do mundo enquanto os colonizadores europeus se espalhavam por todo o mundo. O primeiro uso bem documentado do tapete vermelho nos tempos modernos vem dos EUA, onde em 1821 foi colocado um tapete vermelho para o então presidente James Monroe recebê-lo em terra em um barco na Carolina do Sul.

Em 1902, tapetes vermelhos foram usados em Nova York para dar as boas-vindas e guiar os passageiros de um novo trem expresso. Mais tarde, na década de 1920, Hollywood tornou os tapetes vermelhos mais populares e elegantes.

Rei George V

Não se sabe ao certo quando o tapete vermelho foi usado pela primeira vez na Índia para receber um dignitário alto. Mas em Delhi Durbar, em 1911, o então vice-rei Lord Hardinge deu as boas-vindas ao recém-coroado rei George V em um tapete vermelho.

O Durbar foi realizado no Forte Vermelho, que estava em negligência e havia sido reformado para esse fim. Selvas dentro do Forte Vermelho foram limpas e preparadas para a ocasião como um jardim. E os tapetes vermelhos foram espalhados de maneira elaborada para receber o rei George V e a rainha Maria em novembro de 1911.

Cabe ressaltar que, apenas a maior autoridade deverá caminhar sobre o tapete vermelho (tal honraria) , os demais membros da comitiva, tais como: Ajudante-de-Ordens, Seguranças Pessoais, Assessores, ministros de estado, devem caminhar por fora , pela lateral do tapete. Esse tipo de atitude é muito respeitada na Espanha , na Índia e principalmente na China e Japão.

Nos países onde ainda temos monarquia essa tradição é mais rígida pelos próprios costumes e regras das Casas Reais e Imperial.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!