Casa Real da Bélgica – Um tableware diferenciado

Casa Real da Bélgica – Jantar Oficial

A cada dia que passa temos esse olhar para o composição das mesas de jantares e banquetes oficiais.

Há muitos anos conhecemos as regras da montagem de mesa utilizando: toalhas, decorações, porcelanas, talheres , taças e copos e guardanapos – e cada um no seu respectivo lugar.

Como vou esclarecer logo abaixo, algumas mesas mais complexas exigem um preparo e  outras mesas formadas com simplicidade por ser um configuração mais social-familiar.

Outras mesas mais complexas são as montagens realizadas pelas Casas Reais, em seus jantares de boas vindas aos seus convidados especiais, Reis , Rainhas, Chefes de Estado de países aliados, o que significa uma maior complexidade, por envolver um menu requintado, envolvendo muitos pratos e a harmonização dos vinhos que acompanham cada estágio desse almoço ou jantar.

Casa Real da Bélgica (Belgium Royal tableware) – Jantar oferecido ao Rei Albert II e Rainha Paola da Bélgica , ao lado do Príncipe Herdeiro Philippe e Princesa Mathilde da Bélgica

Em pesquisa recente, notei que a Casa Real da Bélgica, que era comandada pelo Rei Albert II da Bélgica e Rainha Paola da Bélgica, e que depois de sua abdicação ao trono, assumiu a monarquia o seu filho, Príncipe Herdeiro Philippi da Bélgica e Princesa Mathilde, (hoje os monarcas) , demonstram que usam regras únicas.

Adotam algumas surpresas – notei que a Casa Real da Bélgica adota alguns critérios diferenciados tais como:

  • Uma faca é posicionada à direita das facas do serviço em forma diagonal, logo após o menu impresso
  • O pratinho de manteiga está posicionado junto as taças , logo acima do prato ;
  • Os talheres todos virados para baixo, uma tradição das Casas Reais Europeias e Residências de algumas famílias , isso para deixar para cima o brasão real ou brasão da família.

  • Os talheres de sobremesa , todos estão posicionados acima do prato, porém todos virados para o lado esquerdo , não seguindo as regras tradicionais e utilizadas em todo o mundo.
  • O normal é :
    • a faca e colher de sobremesa virados para o lado esquerdo e
    • o garfo virado para o lado direito.
    • Exatamente da mesma forma que utilizamos os demais talheres.
    • Os garfos à esquerda do prato e
    • As facas, faca de peixe e colher à direita do prato.

Então concluo que temos muito que aprender em nossas pesquisas .

Espero que seja mais uma contribuição para todos que pesquisam e estudam o tableware , a mesaposta.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!