GAFES NO PROTOCOLO

Existem várias teorias sobre as gafes nos eventos protocolares, mas na verdade eles existem por alguns fatores,

A equipe de cerimonial sempre orientam as autoridades sobre as etapas de um evento , independente de envolver culturas diferentes e tradições de cada região do mundo.

 

Porém existe um momento na cerimônia onde a autoridade segue o seu instinto natural, na sua maioria, mas existem algumas autoridades que não aceitam orientações ou sequer tomam conhecimento do roteiro.

As cerimônias militares onde existe regulamentos e regras para cada passo, para cada movimento, isso se torna mais vulnerável.

Os diplomatas e cerimonialistas conhecem quase todas as situações – sabendo com antemão onde haverá uma falha ou erro por algum elemento participante.

O importante frisar é que eventos geram mídia, geram comentários, geram polêmicas e geram histórias que se perpetuam – pode parar e pensar , que tenho plena certeza que lembrará de alguma gafe ou fato marcante que tenha lido ou visto.

Todo aquele que quer demonstrar uma postura correta , mas não está envolvido na cerimônia, cometerá uma gafe.

Não ler as fichas de citações (nominatas) já é o início dessa jornada de gafes, não ouvir as orientações, será a próxima gafe, e assim segue.

Cumprimentar as pessoas e citar um nome errado é a mais comum… “Olá Manuel, tudo bem ? , mas senhor eu não ou o Manuel .

Traremos esse assunto para alertar os colegas e demais interessados para os fatos mais comuns .

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!