Downton Abbey – As regras que revelam a etiqueta

Consultoria de Cerimoniais | Eventos | Casamentos

 

Alastair Bruce tem uma arma secreta. Você não pode vê-lo, ou toque, mas sua linha telefônica imaginária provou ser vital em seu papel de conselheiro histórico na Abadia de Downton.

Um especialista em protocolo passado e presente, Alastair trouxe seu conhecimento forense da história do século XX para suportar todas as séries do drama muito amado, mas o gosto do elenco por exibições de carinho bastante modernas é algo de bête noire para ele – daí a linha telefônica imaginária.

“Eu sempre estou tentando impedir que as pessoas se abracem”, ele exclama. “Nós nos tornamos tão fisicamente expressivos quanto as pessoas – é um milagre que estamos sempre desaperto um do outro com franqueza, e os atores estão muito interessados nisso – mas não é apenas a linguagem desse período.

Eu sinto que um ator pode transmitir gratidão, ou todos os tipos de emoções, sem contato físico – assim como temos por telefone.

“Então, eu costumo sugerir que eles imaginem que a linha telefônica está lá como um meio de criar distância”.

Ele pode estar nos bastidores, mas Alastair é vital para fazer Downton, como o DVD da série cinco deixa claro.

Em um documentário exclusivo acompanhante, ele nos leva às minucias desconcertantes da etiqueta dos anos 1920, ilustradas por imagens do conjunto de Downton, em que o vemos correndo em torno de alterar a posição de uma colher de sopa aqui, o lenço em um bolso de jaqueta de tweed lá.

Para Alastair, o demônio está muito detalhado. Em um ponto, ele chama suavemente a Lady Mary de Michelle Dockery para se esgueirar na frente de sua avó da Condessa duzela, em outro ele lembra a Lady Edith, de Laura Carmichael, que ela nunca deixaria as luvas da noite na mesa depois do jantar.

Mesmo Lord Grantham, interpretado por Hugh Bonneville, não escapa ao estranho toque, principalmente por colocar as mãos nos bolsos.

“Claro, todas essas coisas parecem ser absurdas , absurdas agora, mas se você está tentando levar as pessoas legitimamente em uma jornada no tempo, você deve atender a essas coisas para torná-la bem-sucedida”, diz Alastair.

É útil colocá-lo entre a ação de vez em quando, para o qual ele apareceu várias vezes na tela como um mordomo na Dower House da Dowager Countess, um Coronel da equipe para um General visitante, e um Ghillie no segundo ano, Especial de Natal que viu o elenco na Escócia.

De fato, são as mãos de Alastair que mantêm a régua sobre as facas e os garfos na mesa toda vez que os títulos se rolam.

A sua glória de coragem, no entanto, veio no Special de Natal do ano passado, interpretando o Lord Chamberlain para o rei George V nas cenas onde Lady Rose foi apresentada na Corte, uma posição da qual ele teve a oportunidade de supervisionar o comportamento dos principais membros do elenco durante o ritual .

E é claro que o elenco pensa que ele é maravilhoso. No set, ele é apelidado de ‘The Oracle’, e os atores são efusivos em seus elogios.

“Eu amo Alastair”, diz Tom Cullen, que interpreta Lord Gillingham. “Ele literalmente me ensinou tudo, como amarrar meus cadarços, como ficar de pé, como andar de cavalo”.

Hugh Bonneville, enquanto isso, cita o conhecimento exaustivo de Alastair sobre a história como outra grande força. “Ele é muito útil em fornecer contexto para a interação entre personagens”, diz ele.

Onde é que a linha telefônica vem. Embora ele não seja um diretor, Alastair costuma obter o caminho quando se trata de o elenco fazer as coisas adequadamente.

Ele cita uma cena na série três, em que Lord Grantham e Matthew Crawley, interpretado por Dan Stevens, chegaram a um acordo sobre seus papéis futuros após meses de conflito.

Hugh e Dan desesperadamente queriam esse abraço no final. “Então, ok, filme isso – nada de errado em filmar algo “, ele sorri.

“Mas vamos filmar outra versão, na qual eles ligeiramente tocam os ombros uns dos outros”. O último foi a versão que foi usada.

Sempre que um personagem tem um enredo que toca na história, Alastair está lá para preencher o plano de fundo.

Isso inclui a dama Maggie Smith, condessa viúva teve, conseguiu um esqueleto em seu armário sob a forma de um romance ilícito com um aristocrata russo, agora vivendo em penúria na Inglaterra após a Revolução Russa de 1917.

“Maggie e eu conversamos sobre como esses russos vieram para a Grã-Bretanha, que algo assim aconteceu de repente pareceu possível para a aristocracia britânica”, lembra ele.

O principal desafio com a última série, estabelecida em 1924, persuadiu o elenco de que, embora os tempos possam ter avançado, os modos rígidos ainda governavam.

“Eles estavam dizendo:” Oh Alastair estamos na quinta série, posso me relaxar um pouco? ” Ao que eu disse a eles, “você pode relaxar um pouco em cerca de 1955”.

Alastair é algo de um homem renascentista: um autor de livros de história bem recebidos, ele é comentarista de Royal, Religious e National Events para o Sky e cobriu o Jubileu de Diamante da Rainha para eles em 2012.

Ele não é apenas um observador, mas também uma parte do establishment: em 1998, a rainha nomeou-o como um dos seus heraldos, e foi ele quem persuadiu Sua Majestade a ser fotografada em sua regalia entre a turfa e a urze em um Balmoral enevoado para um livro para marcar o 60º aniversário de seu Reinado, uma imagem que agradou a capa da revista Weekend no ano passado.

Apesar de seus melhores esforços, o estranho perigo desliza em Downton, para o deleite dos espectadores que se deliciam em apontar imprecisões.

“É sobre reputação”, diz Alastair. “Se você tem uma boa reputação, as pessoas querem atacá-lo porque é mais divertido – de modo que espero desafios como esse, pois sugiro que tenho padrões”.

É impossível, neste momento, não trazer a garrafa de água de plástico vista no fundo dos tiros publicitários para esta série.

Isso foi uma mancha no caderno quase impecável de Alastair? “Oh, estou perfeitamente feliz por me responsabilizar por isso”, ele disse.

“Muitas pessoas disseram:” E sobre essa garrafa de plástico? ” e eu admito que pensei: “Crikey, se isso é sobre isso, então eu fiz tudo bem”.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!