Guarda de Honra – Quando, onde e pra quem

A Guarda de Honra é um procedimento previsto nos regulamentos militares  e está aliado aos eventos protocolares de honra à alguma notoriedade ou autoridade constituída.

A Chinese officer, right, adjusts the line of the honor guards before the arrival of German President Horst Koehler Beijing, China, Monday, May 17, 2010. (AP Photo/Muhammed Muheisen)

O Cerimonial estabelece com antecedência o que está previsto no evento, desta forma podemos quantificar o dispositivo e quais as formalidades que serão cumpridas. São inúmeras fases mas a primeira vou descrever abaixo.

Já tivemos governadores que pediram para diminuir o tamanho da tropa, outros mandaram a tropa hipomóvel (tropa montada) que fosse dispensada e outros pedidos absurdos, como : “Eu chego a hora que eu quiser…”.

Se está previsto em leis, decretos que regulamentam esses atos, devem ser cumpridos, caso contrário, cada gestor vai inventar um procedimento diferente. Como veremos no final existe um motivo.

O Protocolo existe há milhares de anos para ser seguido, isso pelo simples fato, que todos os mandatários do mundo, conhecem, respeitam e seguem esses roteiros – assim não haverá surpresas…

As guardas de honra são inúmeras, podem estar à porta na recepção de uma sede oficial, mas podem fazer da tropa, dar as boas vindas junto a aeronave oficial de Alta Autoridade estrangeira e segue-se uma série de outros atos previstos.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!