Na Casa Real da Noruega, onde vivem Suas Majestades Rei Harald V e Rainha Sonja, que sempre receberam seus convidados para jantares, jantares oficiais e banquetes de gala, trouxeram um novo conceito e formato de etiquete à mesa.

Casa Real da Noruega – Banquete- cartão de copo

Eles criaram o “Cartão de Copo” – Glasskort, que nada mais é do que o Cartão de Lugar .

Acontece que normalmente é colocado sobre a mesa, logo acima do prato, após os talheres de sobremesa, bem ao lado das taças de vinho. Nesse caso, o Glasskort é colocado sobre a taça de vinho, na borda da taça, por ser de fácil visualização para o convidado.

Cartão de Copo sobre a taça de vinho tinto

Portanto, são muitos elementos à mesa e a solução foi o GlasskortCartão de Copo“. Entenda melhor.

Essas informações foram prestadas através do nosso contato com a Casa Real da Noruega, com a gestão do atual embaixador George Monteiro Prata , embaixador brasileiro naquele País, que, em conversa com a chefe do cerimonial do Palácio Real em Oslo, Sra. Hege Hognestad, ela informou o seguinte:

“O Palácio Real começou a utilizar um novo programa de design em 2010. Nessa altura introduziu-se a utilização de suporte para o “place card”, em prata, em almoços com um número menor de visitas, por exemplo 20 pessoas”.

Nos jantares de gala, que chegam a ter 200 participantes, utiliza-se desde há muitos anos, a tradição de colocar o “place card” em cima do copo de vinho. De fato o cartão é denominado “cartão de copo” (“Glasskort”). Segundo a chefe do protocolo este costume tem as suas razões práticas.

Enquanto num almoço para 20 pessoas são servidos até 3 pratos, num jantar de gala são servidos 4 pratos. Por essa razão, naturalmente, em um jantar de gala há mais talheres e copos na mesa (3 tipos de copo de vinho mais um copo para água), e suportes de cartão aumentariam o numero de objetos na mesa..

Nos jantares de gala também há mais dois cartões na mesa para além do “cartão de copo”: o cardápio e o cartão com o programa musical. Daí colocação do “cartão de copo” em cima do copo, ajuda o participante a localizar com mais facilidade o seu lugar.

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!