Nos Estados Unidos – Não existe Faixa Presidencial

A faixa presidencial que os presidentes recebem durante a solenidade no Palácio do Planalto representa uma tradição que há cem anos se repete no Brasil.

Instituída por decreto em 1910, pelo presidente Hermes da Fonseca, a faixa já presenciou várias histórias surpreendentes e é alvo de algumas versões. Dizem que a faixa utilizada por João Goulart, antes do golpe de 1964, foi levada para o exílio por seu cunhado, Leonel Brizola, que até hoje a guardaria na esperança de ainda vir a usá-la.

Apesar de a tradição exigir que a faixa seja sempre a mesma, o próprio desgaste exige que seja trocada de tempos em tempos. Não há, no entanto, o registro oficial de quantas faixas teriam sido usadas nas 35 trocas de presidente, assim como ninguém também sabe informar por onde andariam as faixas que deixaram de ser utilizadas.

A faixa de Juscelino Kubitscheck é a única bem guardada: está em exposição no Memorial JK. O ex-presidente José Sarney conta que mandou confeccionar uma faixa especial para enterrar o presidente Tancredo Neves.



Simbolismo

A faixa que vem sendo utilizada desde a posse de José Sarney, mas foi restaurada. É de seda, com detalhes bordados em ouro e diamantes, e as franjas da sua ponta são feitas com correntes. No centro, à altura do peito, estão bordadas as Armas da República. Sob uma roda de tecido colocada por cima do encontro das duas pontas da faixa há ainda uma medalha da República, em ouro, anexada a um broche, também de ouro, com detalhes em diamantes.

Na história mundial, o uso de faixas vem de tempos imemoriais e representa uma condecoração de mérito, honra ou bravura. Alguns países, como os Estados Unidos, não possuem a tradição de usar faixas presidenciais; e os chefes de regimes monárquicos costumam usar, em ocasiões especiais, faixas de países que os homenagearam. É o que ocorre na Espanha, por exemplo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

About Mario Ameni

Mario Ameni, cerimonialista, consultor de eventos público-privado, com experiência em diversos setores do mercado. Atuando em Congressos, Seminários, Encontros Empresariais, com especial conhecimento em Recepção de Visitas Oficiais de Chefes de Estado estrangeiros.

Leave a Reply

A solução de Consultoria em Cerimonial e Eventos Entre em Contato!